terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1

A biologia é o ramo da ciência que estuda a vida ou mais precisamente as caracteristicas dos seres vivos e esta dividida em varias áreas. Entre elas, eu irei postar sobre a citologia, a histologia, a reprodução, genética e evolução.
CITOLOGIA - a citologia estuda a estrutura e o funcionamento da unidade básica dos seres vivos, a célula. Em 1665, Robert Hooke criou a denominação célula para indicar pequenas cavidades no interior de uma cortiça que ele havia observado com um microscópio muito simples. A partir dai, outros cientistas começaram a se interessar pelo assunto, fazendo pesquisas mais profundas e descobrindo que há presença de células em todos os seres vivos, nascendo assim a teoria celular, criado pelo botânico alemão Matthias Schleiden e o zoólogo alemão Theodor Schwann. Só foi possivel observar essas estruturas com a invenção do microscópio óptico, aprofundando o estudo sobre as células. Os componentes das células são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos.
HISTOLOGIA- a histologia é o estudo dos tecidos. De acordo com o tipo de células que são formados e da substância entre elas, os tecidos animais podem ser divididos em quatro grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso, cada um com sua função e propriedade. Os tecidos são arranjos calulares funcionais, constituindo os orgãos e os sistemas. O orgão é uma organização de diferentes tecidos, de vários tipos realizando funções específicas. O sistemas é uma organização de células com funções semelhantes mas distribuidas em vários sítios anatômicos.

REPRODUÇÃO- a reprodução pode ser de dois tipos: assexuada (participa apenas um individuo, os descendentes são formados por mitose, e caso não aconteça mutação, são cópias genéticas do individuo original) e sexuada (precisa-se de um parceiro, e são orginados filhos com variedade genética muito grande). Mas a reprodução tem seus problemas, um deles são as doenças sexualmente transmissíveis, que podem ser passadas a partir da prática do sexo sem proteção. Nos dias de hoje, a divulgação do uso de proteção é muito grande, mas a maioria das pessoas acabam se esquecendo, ocorrendo assim um risco não só de pegar doenças, mas também de acontecer uma granvidez indesejada muitas vezes com adolescentes. Por isso, previna-se.

GENÉTICA: a genética é a parte da biologia que estudas as leis da hereditariedade, ou seja, como as informações dos genes são transmitidas de pais para filhos através das gerações. Esse estudo e o conhecimento sobre as técnias que permitem transplantar genes de um organismopara outro ajudam a obter variedades de animais e plantas mais produtivas ou mais resistentes a pragas ou ao frio. É possível também realizar teste que indentificam, ainda o feto humano, a presença de genes que causam doenças. Com a terapia genética, os cientistas procuram até mesmo corrigir defeitos genéticos inserindo genes normais em células defeituosas. Em outros casos, genes humanos são introduzidos em bactérias, que passam a fabricar hormônios e outras substâncias usadas no tratamento de doenças. Com o cruzamento de genes dominantes e recessivos podemos chegar a resultados e probabilidades.

EVOLUÇÃO: com a teoria da evolução é possível explicar como os seres vivos se transformam, se adaptam ao ambiente que vivem e originam novas espécies. A evolução teve várias teorias: Lamarckismo com a lei do uso e desuso (um orgão desenvolvia-se com o uso e atrofiava-se com o desuso e a lei da herança dos caracteres adiquiridos ( afirma que o caráter adquirido, resultante do desenvolvimento pelo uso ou da atrofia pelo desuso, seria transmitido aos descendentes) e o Darwinismo com a lei da evolução por seleção natural (pelo constante e lento processo de seleção ao longo das gerações, as espécies podem se diversificadar e torna-se mais adaptadas ao ambiente em que vivem).