segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarefa 3:

Minha pegada ecológica...
Se todos estivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.5 planetas por ano.
A ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, o estudo científico da distribuição e abundâncias dos seres vivos. O aquecimento global é o aumento de temperatura nos oceanos e do ar perto da superfície terrestre. Tornou-se um dos grandes problemas atuais que está afetando o planeta e está sendo discutido em todo mundo.
Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são conseqüência direta da atuação humana no meio ambiente e seus ecossistemas, causando um desequilíbrio ambiental.
Um dos maiores problemas do mundo nos dias de hoje é o efeito estufa, fenômeno decorrente da concentração de energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço, mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos gases estufa.
Mas não é somente disso que o mundo desta sofrendo também tem os problemas relacionados aos resíduos. O Brasil é um dos países que mais produz lixo do mundo, e desperdiça alimentos. Esse lixo tem que ir para algum lugar, criando os lixões, que são um grande risco para a saúde dos seres humanos com a proliferação de vetores biológicos, como por exemplo, as baratas, moscas, roedores, insetos que trazem consigo muitas doenças como diarréia, leptospirose, entre outras.
A poluição da água também é um grande problema e pelo que dizem os pesquisadores vai ser mais ainda no futuro. Sem o tratamento correto dos esgotos, as cidades grandes costumam lançar seus dejetos nos rios, poluindo a água e fazendo com que as pessoas não possam utilizar dela como meio de reposição ao seu organismo, tendo que ser tratada com muito mais cuidado e dando mais gastos para o governo, conseqüentemente atinge a população no preço da água. No futuro estima-se que não haverá mais água potável no mundo, criando até confrontos internacionais pela busca de água.
A liberação de certos gases e substâncias no ar resultante das atividades industriais e nos grandes centros urbanos com a queima dos combustíveis fósseis, tem como conseqüência o problema das chuvas ácidas. A reação dessas substâncias com a precipitação da água forma a chuva ácida, trazendo grandes danos para o meio ambiente como: acidificação do solo, mortandade de peixes, queima de tecidos vegetais, dificultando a fotossíntese ou até matando as plantas.
O crescimento excessivo da população também trás problemas para o meio ambiente. A falta de um sistema habitacional adequado faz com que as pessoas se fixem nas encostas de morros, desmatando a vegetação para suas construções, alterando o equilíbrio ambiental, tendo até um risco de desmoronamentos, nas épocas de chuvas contínuas. Por isso é importante a orientação com pessoas qualificadas no assunto para que possa lhe dizer as condições de moradia naquele local e se é permitido ou não.
Dicas para ajudar o meio ambiente no dia-a-dia:
• Fechar as torneiras quando não for necessário;
• Lavar o carro e as calçadas com balde para não haver desperdício de água;
• Ficar pouco tempo no chuveiro;
• Verificar torneiras, vasos sanitários e canos para ver se não há vazamentos;
• Quando sair de um ambiente da casa, sempre desligar a luz;
• Separação de lixo orgânico do seco, colocando nos dias das devidas coletas para incentivar a reciclagem;
• Não desperdiçar alimentos;
• Reaproveitar os resíduos orgânicos, transformando-os em adubos para plantas;
• Usar mais o transporte coletivo;

È sempre bom participar de campanhas de conscientização da população diante dos problemas ambientais, esclarecendo duvidas e fazendo com que o mundo melhore cada vez mais.

2 comentários:

  1. Comentei no blog da Betânia, da Sabrina e da Júlia, ambas da 303.

    ResponderExcluir
  2. Larissa, o teu artigo abrange tudo o que foi proposto na tarefa. Muito bom!

    ResponderExcluir